• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Tenho o sonho de abrir uma empresa. Este é o momento certo?

Vivemos um momento de grande apreensão econômica e financeira. Muitos empresários enfrentando problemas na queda das suas vendas, refletindo diretamente nas receitas e desta forma, fazendo de tudo para cortar custos.

Custos sendo cortados e queda nas vendas traz junto a ameaça do desemprego. Muitas pessoas que como você, sonham em abrir a sua própria empresa vivem um momento de dúvidas.

E agora, o que fazer?
Começo o meu negócio neste cenário?
Espero mais um pouco?
Espero até quando?

Escrevi este artigo com o objetivo de oferecer a você algumas dicas importantes que fazem parte do programa Planejamento de Sucesso. Reflita sobre cada uma delas. Tenho a certeza que vai ajudar muito.

Sugiro que você leia este artigo e participe dele. Leia em um momento tranquilo, pois este texto é um convite a reflexão. Mas também é um convite ao estudo, por isso, tenha junto com você, papel e caneta.

# 1 – Transforme o seu sonho em um objetivo real a ser alcançado

A partir deste momento, o seu sonho se materializa. Você tem um objetivo a conquistar, a sua empresa funcionando. Imagine a sua empresa aberta.

Como ela seria? Descreva para você. Qual o seu sentimento? O que você está experimentando neste momento? Quais as recompensas que aguardam você quando a sua empresa estiver funcionando? Essas recompensas são de fato motivadoras para compensar todo o seu esforço? Farão de você uma pessoa muito mais feliz e realizada?

# 2 – Quais são os seus motivos para desejar abrir uma empresa?

Por que você deseja abrir um negócio? Quais são os seus verdadeiros motivos que impulsionam você a desejar de forma muito forte, dar este primeiro passo?

# 3 – Para iniciar um negócio de sucesso, quais são as metas tangíveis que você precisa definir?

Para conquistar o seu grande objetivo, você precisará definir metas tangíveis e se comprometer em ter foco na realização de cada uma delas. Você já definiu as metas que precisa atingir? Quantas dependem do seu esforço e dos seus recursos? Quando elas podem ser realizadas?

# 4 – Quais as habilidades que você precisa melhorar em você para ser um empresário de alta performance?

O que você reconhece que precisa melhorar ou desenvolver em você, para que as suas metas sejam atingidas e o seu grande objetivo conquistado? Como você pode melhorar essas habilidades que vão tornar você muito mais competitivo e com alta produtividade?

# 5 – Defina atividades a serem realizadas e datas para executar cada uma delas

Para cada meta que você definiu para iniciar um negócio de sucesso, você vai precisar realizar um conjunto de atividades. Quais são essas atividades? Descreva o que você deve fazer e quando deve fazer, para atingir cada uma das suas metas.

Depois de fazer todo esse trabalho de leitura e reflexão, eu pergunto a você:
Vale a pena? Você se sentirá transformado e realizado com a sua empresa funcionando? As recompensas que aguardam você compensam o seu esforço?

Esse é o início de qualquer negócio de sucesso e de alta produtividade. A motivação e o querer do seu líder. Esse é o principal ponto de partida, antes de qualquer análise de mercado ou conjuntura econômica.

É você transformando o seu sonho em um negócio de sucesso.

Os resultados do seu negócio podem melhorar agora

Neste momento de crise, desconfiança do mercado, muitos empresários dos mais diversos segmentos estão tendo que conviver com a queda de receita ao mesmo tempo que precisam organizar os seus custos que continuam a crescer.

Mas apesar da crise e de todo o cenário de desconfiança, as pessoas continuam consumindo, continuam comprando. Se as suas vendas caíram, você já refletiu sobre o que pode estar acontecendo? Por que algumas empresas estão passando pela crise “nadando de braçadas” enquanto outras estão recuando?

Um dos grandes motivos, tenha a certeza, é que muitas empresas não possuem uma equipe formada por colaboradores com perfil de liderança, capaz de inspirar, motivar e criar diferenciais para que neste momento, as suas vendas cresçam. Você pode ter uma equipe com um excelente perfil técnico, mas não é o suficiente.

Comece a olhar com mais atenção para o perfil comportamental e para o desenvolvimento de competências do seu grupo.

Construir uma equipe motivada, capaz de produzir grandes resultados, capaz de criar diferenciais de atitude é fundamental para alcançar um desempenho satisfatório nas suas vendas e até mesmo, reduzir custos muitas vezes provocados pela alta rotatividade de pessoas.

Conheça a sua equipe para colocar cada um a produzir os melhores resultados. Lembre-se, você escolheu o seu time. Ele precisa ser treinado e desenvolvido para produzir os melhores resultados. Você precisa projetar, alcançar e se orgulhar deste resultado.

Sim, momentos de crise são também momentos de oportunidade.

Então hoje quem está sofrendo e se sentindo inseguro profissionalmente e nos negócios?
Quem insiste em se comportar da mesma maneira, que está simplesmente esperando a crise passar. Quem ainda não tomou a decisão de refletir sobre o seu futuro, planejar e executar ações concretas que possam te levar até o seu objetivo de crescimento e prosperidade.

Estamos falando sim de conhecimento técnico, mas também estamos destacando a questão comportamental, a atitude de reagir no momento certo, de buscar oportunidades e não esperar que elas aconteçam.

Neste cenário, meus amigos, quem larga na frente tem ampla vantagem. Navegar por mares calmos, qualquer marinheiro consegue. Navegar com segurança no meio da tempestade é tarefa para os melhores.

X