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Por que as pessoas são contratadas pelo conhecimento e demitidas pelo comportamento?

Em um momento de escassez de empregos, onde a insegurança muitas vezes assombra as noites de bons profissionais das mais diversas áreas e também de muitos empresários, torna-se muito oportuno refletir sobre a relação entre conhecimento técnico e comportamento no ambiente corporativo.

Normalmente, a preocupação de quem se candidata a uma vaga de emprego e também de quem contrata, é o conhecimento e domínio das competências técnicas relativas ao cargo ou função desejada. Por isso fazemos faculdade, buscamos um MBA para uma melhor especialização e nos mantemos em constante atualização.

Hoje esses requisitos são os mínimos necessários para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Note que eu me refiro acima ao mínimo. Ninguém tem como objetivo de carreira ou de negócios simplesmente sobreviver no mercado. A busca constante é por crescimento, prosperidade, retorno financeiro e também de reconhecimento.

Então muitas vezes você vê um colega sendo promovido e se pergunta . . . por quê não eu?Temos a mesma formação, cumprimos as mesmas metas….

E neste momento eu pergunto a você:

ALÉM DO CONHECIMENTO TÉCNICO, VOCÊ BUSCOU DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS?

Se você nunca pensou na importância das competências comportamentais para o desenvolvimento e crescimento da sua carreira ou do seu negócio, comece a refletir seriamente sobre o assunto.

Você conhece alguém que foi contratado porque tinha um excelente conhecimento técnicos e a seguir foi demitido por desaprendeu o que sabia? Eu tenho certeza que não. Pode ter sido demitido porque não tinha organização, não conseguia desenvolver um trabalho em grupo, não tinha habilidade de comunicação, não tinha postura pró ativa.

Até mesmo quando qualquer empresa reduz o seu quadro pessoal como uma medida drástica de contenção de custos, pode ter certeza, formalmente ou de forma intuitiva, cada um é avaliado pelas competências comportamentais que possui.

O fato incontestável é que você precisa desenvolver desde já habilidades e competências de alta performance, como:

  • saber trabalhar em equipe
  • liderar e ser liderado
  • inteligência emocional
  • pró atividade
  • comunicação eficiente
  • criatividade
  • capacidade de negociação
  • relacionamento interpessoal
  • foco
  • organização
  • planejamento….

As competências comportamentais são o grande diferencial entre um grande profissional disputado e valorizado pelo mercado e um grande técnico. São o diferencial entre as empresas que prosperam e as que sobrevivem.

Comece a refletir sobre os grandes profissionais com que já trabalhou e aqueles que ao longo da vida deixaram a você um legado importante. Essas pessoas fizeram a diferença na sua vida somente pelo aspecto técnico ou principalmente pelo aspecto comportamental?

Muito sucesso na sua jornada de prosperidade. Comece a pensar e a agir como LÍDER para fazer a diferença.

Hoje não é tarde demais. Tarde é deixar para amanhã.

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