• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Assuma o rumo da sua vida. Foco na solução e não no problema!

Momentos como este que atualmente estamos vivendo no Brasil, em crise econômica, gerando insegurança nos negócios, nas carreiras e nos projetos nos convidam a uma grande reflexão e mudança de postura.

Não é raro encontrar muitos profissionais bem qualificados tecnicamente sofrendo e esperando dias melhores. Da mesma forma, não é raro encontrar outros bons profissionais crescendo e prosperando neste momento.

Qual a explicação para situações tão distintas? Seria a sorte? A proposta de um negócio é mais promissora do que a proposta de outros negócios?

Não vamos falar de sorte. Principalmente porque não acredito nela. Acredito em trabalho com foco em resultado.

Sorte é sinônimo de muito suor, de muita dedicação.

Tão pouco podemos criar um pensamento separando tipos de negócios que estão dando certo e tipos de negócios que estão fracassando com a atual situação.

Seria o mesmo que pensar que sem dinheiro as pessoas não compram uma nova TV logo, todas as lojas que comercializam este item estão fadadas ao prejuízo neste momento. Sabemos que isto não é verdade.

Onde está explicação então?

Por que a crise gera oportunidades para alguns e desespero para outros?

Na verdade, crise econômica não gera para nenhuma empreendedor oportunidade ou desespero. O que é determinante e está fazendo a diferença neste momento, são as competências de cada empreendedor com o seu negócio.

Enquanto muitos ainda estão preocupados e com foco nos problemas, outros tantos estão lá na frente, com foco nas soluções. Repare que não são jogos de palavras. É mudança de mentalidade e de comportamento que está fazendo a diferença.

Quando você pensa no problema, seus olhos só estão voltados para ele e você passa a se considerar incapacitado de encontrar uma solução, porque você só vê o problema.

Por outro lado, quando você reconhece o problema da sua empresa e fixa o seu pensamento e as suas estratégias para a solução, você está construindo oportunidade. Você não está alheio ao que acontece a sua volta no mercado, mas você aprende a fazer o novo, a fazer mais e fazer melhor.

Você não deve ser bom em resolver problemas. Você deve ser excelente em buscar novas oportunidades. Isso obriga que você retire os olhos do hoje, do agora, onde está o seu problema e mire no futuro, onde estão as suas soluções.

Sabendo onde estão as suas soluções, você é capaz de concentrar os seus esforços e a sua vontade para o crescimento, para o desenvolvimento. E quando você começa a conquistar novos resultados, porque mudou o seu modo de agir e de pensar, pode ter a certeza que muitos pensarão que você simplesmente teve sorte.

X