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Você vai abrir a sua empresa em 2018? Fique atento as dicas práticas e aumente as chances de tudo dar certo.

Para muitas pessoas, 2017 foi um ano para ser esquecido. A melhor lembrança do ano não foi de prosperidade. Foram 365 dias de sobrevivência.

O que esperar de 2018? É o momento para abrir uma empresa, para realizar o seu grande objetivo que não foi possível no ano passado?

A economia mostra sinais de recuperação. Acompanhe as tendências do mercado e seja prudente. Neste artigo, vou apontar 6 dicas importantes para você refletir e colocar em prática.

 

1.  Aposte na área que você domina

Abrir uma empresa na área que você domina permite que o empreendedor utilize a sua experiência no mercado para conhecer melhor o perfil dos clientes, a concorrência e o seu próprio produto ou serviço, de modo que consegue criar diferenciais e tem muito mais chances de conseguir um bom destaque no mercado.

 

2.  Invista certo e de forma mais moderada

Você não precisa investir muito para abrir uma empresa. Você precisa investir certo.  Lembre-se que os seus clientes também não estão com muito dinheiro e tudo aquilo que você investir, terá o seu tempo de retorno que não é imediato.

Comece de uma forma moderada e invista de acordo com o crescimento do seu negócio. Devagar e sempre é uma poderosa estratégia quando você sabe onde quer chegar.

 

3. Defina o perfil exato do seu cliente

Se você sonha em abrir a sua empresa, com certeza você produtos ou serviços a oferecer que resolvem problemas e atendem a necessidade de um grupo de pessoas.

Esse grupo de pessoas é exatamente o seu cliente. Você precisa conhecer como ninguém como se comporta, o quanto ele precisa da sua empresa, quais as expectativas que ele tem em relação aos seus produtos ou serviços.

Outro ponto importante é fundamental é refletir e estudar de forma aprofundada sobre onde você pode encontrá-lo e como vai se comunicar com ele. Lembre-se que tantas outras empresas estão assim como você, querendo conquistar exatamente esse mesmo cliente. Nessa luta, quem conhece melhor o cliente leva vantagem.

 

4. Busque parcerias para o seu negócio

Buscar parcerias ajuda a sua empresa a reduzir custos,  permite que você tenha mais foco na proposta da sua empresa.  Outras empresas podem complementar a sua proposta e permitem que você crie diferenciais nos seus produtos ou serviços sem qualquer custo adicional.

É o caso por exemplo de uma loja de roupas que faz parceria com um atelier de costura para pequenos ajustes na roupa, sem custo para o cliente. Uma empresa oferece um diferencial para os seus cliente  e a outra consegue novos clientes sem qualquer tipo de custo.

O importante na parceria é a  vontade do seu parceiro em crescer e oferecer sempre serviços diferenciados.

 

5. Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro minimiza surpresas desagradáveis. Comece separando as suas contas e gastos pessoais daqueles da empresa. Lembre-se que no início, você investe. O retorno vem depois.

Reserve um capital separado para as suas despesas pessoais.  Estude o seu mercado, faça projeções corretas e não otimistas. Uma  grande distância é percorrida metro a metro.

Um dos erros mais comuns que muitas vezes coloca o empresário em uma situação financeira delicada é o entusiasmo com o negócio que muitas vezes o leva a projetar resultados que normalmente não acontecem.

É o caso por exemplo do empreendedor que pretende abrir uma pousada com 22 quartos e projeta 100% de ocupação dos quartos nos 7 dias da semana, criando a expectativa de uma receita que não vai acontecer.

O grave de esperar uma receita que não vai chegar e receber as contas dessa despesa.

 

6. Crie um diferencial único para o seu negócio

Você não precisa oferecer exatamente o que todos os seus concorrente oferecem. Para conquistar o seu espaço no mercado e clientes, você precisa se diferenciar.

Conhecer o seu produto ou serviço e conhecer exatamente as expectativas e necessidades dos seus cliente permite que você conquiste admiração, reconhecimento, fidelize os seus clientes e o mais importante, permite que os seus cliente identifiquem valor no que você oferece.

 

Essas são as 6 dicas importante para quem vai começar agora. Faça o seu cadastro no nosso site  e receba toda semana outras sacadas práticas para melhorar a performance do seu negócio.

 

Vale a pena enfrentar o desafio e começar o seu negócio? Se este for o seu sonho e você está realmente disposto a lutar para realizar, com certeza vai valer a pena!

 

 

 

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